quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vigília Eucarística


No final da Missa do da Ceia do Senhor, onde comemoramos a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, o Santíssimo Sacramento reservado para a Celebração da Paixão do Senhor no dia seguinte, é transladado, ou seja, levado a uma Capela preparada para oração e adoração. Esta capela chamamos de "Capela de Reposição", pois ali fica o Santíssimo Sacramento até a Celebração da Paixão do Senhor no dia seguinte. 
Do final da Missa da Ceia do Senhor até poucos instantes antes da Celebração da Paixão do Senhor, os cristãos são convidados a adorar o Senhor Jesus presente na Santíssima Eucaristia, por pelo menos uma hora. Hora essa que recorda aquele momento de suprema agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, quando Ele recomendou aos discípulos que estavam com Ele que vigiassem e orassem, pois a hora em que Ele seria entregue se aproximava. 
Esta hora é de profunda oração e meditação, e recomenda-se que não se use para o canto instrumentos de corda e se façam prolongados momentos de silêncio e contemplação, a fim de nos unirmos a dor e a angustia do Salvador da humanidade. 

Em nossa Paróquia cinco comunidades, exceto a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo Majela fizeram a Vigília Eucarística até 00h00 de Quinta Feira e a partir das 06h00 de Sexta Feira. Nossos jovens ficaram em vigília durante toda a madrugada na Matriz Santo Antônio. 
Cada comunidade se organizou de modo que todas as pastorais e movimentos fizessem sua hora de adoração, além do Povo de Deus que também passou pelas capelas nas comunidades. Impossível contar o numero de pessoas que vieram vigiar com Jesus, porém, sabemos que Ele não ficou "sozinho" em nenhum momento da vivência desta espiritualidade.

Confissões

Enquanto acontecia a vigília eucarística nas comunidades, simultaneamente nas comunidades Santa Isabel de Portugal e São Benedito e Santo Antônio, nossos padres Rodolfo e Reinaldo atendiam as confissões do povo. Foram ouvidas mais de 100 confissões neste dia, possibilitando que um expressivo numero de fiéis se reconciliassem com Deus e com os irmãos através do sacramento da Penitência para celebrarem purificados os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. 

Fotos: Equipe Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário