quarta-feira, 23 de abril de 2014

Missa Crismal

O Presbitério da Diocese de Campo Limpo, reuniu-se junto a seu Bispo na Catedral Sagrada Família, no dia 17.04.2014 às 09h30 para a Celebração da Missa Crismal, na qual são abençoados os óleos dos catecumenos e enfermos e consagrado o Santo Crisma. Nesta missa também os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais. 

********


Nesta missa que o Bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o Santo Crisma e benze os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, evocando a comunhão do presbitério com ele. Os prebíteros são testemunhas e cooperadores do Bispo, (na confecção do Crisma), de cujo múnus sagrado participam na edificação, santificação e condução do povo de Deus. Com o Santo Óleo do Crisma são ungidos os recém-batizados e assinalados os que irão receber a confirmação, assim como ungidos os sacerdotes em sua ordenação Presbiteral e os bispos em sua ordenação episcopal.

Pelo óleo dos catecúmenos, estes são preparados e encaminhados para o Batismo. 

O óleo dos enfermos é destinado aos doentes para o alívio das dores e com a confissão e absolvição recebe o perdão dos pecados. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

A Liturgia cristã adotou o uso do Antigo Testamento de ungir com o óleo da Consagração (do Crisma) os reis, os sacerdotes e os profetas, porque prefiguravam o Cristo, que significa "Ungido do Senhor". Do mesmo modo, todo cristão que recebe o Santo Óleo do Crisma, é inserido pelo Batismo no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, com Ele é morto, sepultado e ressuscitado, participa do seu sacerdócio real e profético e recebe pela confirmação a unção espiritual do Espírito Santo que lhe é dado. 

O sentido da unção no Evangelho da liturgia da Missa Crismal e proclamar a libertação, curar os cegos, dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano de Graça do Senhor (cf. Lc 4,16-21). E Jesus afirma: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Igualmente hoje esta escritura se cumpre na vida da comunidade através de cada cristão que se une a Cristo pela mesma unção. Assim se realiza claramente a Unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja. 

Por que óleo?

Óleo é uma palavra de origem latina, "oleum", derivada do grgo "élaion", que designa o óleo extraído dos olivais (élaia). 

O óleo tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) que é simbolo da alegria (Sl 44,8). Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Os edificios e objetos são consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo é também o unguento que alivia as dores e que fortalece os lutadores, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis. 

O óleo na Liturgia

A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo do Crisma, é consagrado na Missa Crismal que o Bispo preside com o todo o seu presbitério na Quinta feira Santa. 

O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o espírito do mal. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos no peito. 

O Óleo dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos. 

O Santo Crisma é um óleo perfumado, utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: 
- Depois da imersão nas águas do batismo, o batizando é ungido na fronte;
- Na Confirmação que o é símbolo principal da consagração, também se faz a Unção na fronte; 
- Na Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo;
- Na Ordenação Sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote. 
Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das Igrejas dedicadas (consagradas). 
Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo, que penetra as pessoas e objetos como o óleo que impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas seja ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo. 

Os Santos Óleos, têm caráter sacramental. E por isso, os Óleos devem ser guardados dentro de um pequeno sacrário, na sacristia ou próximo a Fonte Batismal. 

Texto retirado do Livro com a Liturgia da Missa Crismal da Diocese de Campo Limpo.

   ********

Confira fotos da Missa Crismal em nossa Diocese de Campo Limpo: 


Fotos: Willian da Silva Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário